A guarita é a célula de segurança do prédio. É considerado o centro nervoso da segurança de todo o condomínio. A guarita é a menina dos olhos das quadrilhas especializadas em invasões a prédios.

Uma guarita bem localizada, equipada e com um porteiro treinado, tem o condão de inibir sensivelmente a ação de quadrilhas especializas em invasões a prédios.

Após entrevistar pessoalmente centenas de marginais em cadeias e presídios descobri que o criminoso procura sempre facilidades e não dificuldades ao praticar seu intento delituoso. É a chamada “lei do menor esforço”. Portanto, a guarita pode ser um fator inibidor, como também pode incentivar a pratica da invasão, se contar com muitas falhas e brechas.

Faça uma reflexão rápida: Nos 10 últimos prédios residenciais que você entrou, em quantos você observou falhas na guarita? Acredito que você deve estar pensando: “Puxa, realmente a grande maioria das guaritas apresentam erros gritantes”. A nossa intenção é mostrar como podemos melhorar o nível de segurança da Guarita do seu prédio. Os arquitetos e engenheiros, normalmente não criam guaritas pensando em segurança e sim no item beleza.

Esse pensamento esta mudando e nas novas construções já percebemos que a preocupação com a segurança tem sido encarada, como aspecto fundamental.