Já teve um carro roubado? Se sim, sabe a dor de cabeça que é depois para fazer o BO, juntar os documentos para a seguradora entre outros fatores burocráticos, fora o abalo emocional. Se nunca passou por isso, morre de medo de ser mais uma vítima. Dados de levantamento da área de Prevenção de Perdas da Zurich Seguros apontam que alguns comportamentos e costumes dos motoristas facilitam a ação dos ladrões.
Para se ter ideia, entre janeiro e junho de 2013, 1.256 veículos foram roubados por dia, em todo território nacional, algo em torno de 38 mil ocorrências mensais. Mudar certos padrões de comportamento ajuda a evitar os roubos. O consultor Luis Vitiritti acredita que instruções simples podem ser essenciais para evitar surpresas desagradáveis. Veja quais são elas:
#1 Esteja atento quando trafegar em vias congestionadas e acompanhe os movimentos ao redor do veículo, especialmente se houver pessoas andando entre os carros. Lembre de fazer a observação utilizando os três espelhos do carro.
#2 Teste seus alarmes e sistemas de rastreamento. Peça para que o instalador e equipe de manutenção ajudem nessa tarefa. E se não os tiver, avalie o investimento na instalação de equipamentos que dificultam a ação de bandidos como travas, alarmes, filmes protetores nos vidros, rastreadores, entre outros. Isso, inclusive, é ponto passível de redução do valor do seu seguro.
#3 Prefira trafegar com os vidros levantados.
#4 Seja rápido ao estacionar ou sair do local estacionado, já que a maioria das abordagens ocorre exatamente neste momento.
#5 Nunca deixe seu veículo desacompanhado e ligado, com a chave no contato, nem quando for apenas deixar uma encomenda na portaria de um prédio.
#6 Estacione em locais iluminados e dê preferência a estacionamentos privados. Na rua, prefira os locais debaixo de postes ou em frente a locais com maior movimentação.
#7 Evite estacionar ou mesmo trafegar próximo de locais em que estejam acontecendo grandes eventos, como: shows, jogos de futebol, manifestações, eventos religiosos.
#8 No caso de uso de “valet park” acompanhe a vistoria do manobrista e solicite um comprovante contendo nome claro do prestador de serviço e CNPJ da empresa.
#9 Fique atento às notícias de roubo em locais onde você costuma trafegar ou mesmo em que vai passar.
#10 Guarde em sua residência cópia dos documentos e dados do veículo e seus equipamentos.
Mesmo com toda prevenção, há ocasiões que não estão sob o controle de ninguém, como assalto à mão armada, portanto, a dica não esboçar nenhum tipo de reação diante da abordagem do ladrão. Após o roubo ou furto, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima, fornecendo o máximo de detalhes possível.