Em minhas pesquisas e entrevistas com marginais aprendi uma coisa interessante que desejo repassar a vocês. O criminoso “trabalha” normalmente no erro cometido pela vítima, principalmente quando ela preferiu ter comodidade, ao invés de ter uma postura de segurança.

Em 2000 fui convidado a participar de uma matéria que seria exibida em um canal de televisão. Sai às ruas de São Paulo, com uma câmera escondida, procurando flagrantes de imprudência. Observe dois casos básicos de pessoas que encontramos em situação de riscos, pois preferiram à praticidade e a comodidade ao invés da segurança:

1) Eram 16 horas, quando andava a pé para Rua Oscar Freire. Repentinamente vejo um veículo Omega de cor preta estacionar na calçada e rapidamente um executivo desceu pela porta traseira. Foi possível ouvir o executivo avisar o motorista que iria demorar cerca de 30 minutos.

O engraçado é que o prédio que o passageiro do carro entrou tinha estacionamento, mas mesmo assim o motorista resolveu descarregar o passageiro na rua. Para minha surpresa, o motorista abriu todos os vidros do carro, inclinou o banco e resolveu tirar um breve cochilo. De repente uma pessoa para na lateral do carro e pergunta ao motorista sobre uma rua qualquer. Ao perceber que o motorista estava dormindo, resolveu ir embora. Após 20 minutos, me aproximei do carro e dei um grito, dando um enorme susto ao motorista desligado. Para nossa surpresa o veículo Omega era blindado e mesmo assim o motorista preferiu agir imprudentemente em prol de sua comodidade.

2) Às 17h45m parei próximo a saída de alunos de um colégio famoso do Jardim Paulista/SP. Inicialmente se formou uma fila dupla, depois a tripla e logo pude observar fila quádrupla de veículos ocupados com pais com pressa de pegar os filhos. A confusão era tanta que em dado momento uma mãe ao sair com o veículo abalroou uma porta que tinha sido aberta por um motorista que também esperava o filho. A confusão se formou e ficou claro que todos ali buscavam comodidade, em razão da pressa e por esse motivo ocorreu o mencionado acidente.