Fraudes com cartões de créditos são comuns. De acordo com pesquisa da ACI Worldwide, que produz sistemas de prevenção a fraudes bancárias e lavagem de dinheiro, 33% dos consumidores brasileiros já foram vítimas de fraudes com cartões de crédito, débito ou pré-pago nos últimos 5 anos.

Isso significa que 3 a cada 10 brasileiros já foram vítimas desse tipo de golpe. A fraude se tornou ainda mais comum com a popularização da internet e seus meios facilitados de se fazer compra online. Hoje, bastam alguns segundos para fazer uma compra com o cartão de crédito e essa facilidade abriu um leque para os golpistas.

Por isso, a Security Vigilância Patrimonial separou algumas dicas para que o consumidor mantenha sempre a segurança de seu cartão e não se torne mais uma vítima desse golpe. Fique atento:

– caso detecte cobranças de compras não realizadas na fatura, avise imediatamente a administradora do cartão;

– peça o cancelamento e substituição do cartão e a suspensão da cobrança dos valores indevidos, com a emissão de uma nova fatura;

– anote o número de protocolo do atendimento feito pelo Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). Por lei as empresas têm até 5 dias para solucionar problemas relatados no SAC;

– em casos de compra parcelada, registre um boletim de ocorrência e comunique órgãos de proteção ao crédito, como SCPC e Serasa;

– não clique em imagens ou baixe conteúdo de remetentes desconhecidos recebidos por e-mail;

– existem serviços que avisam instantaneamente, via SMS, os pagamentos efetuados pelo seu cartão de crédito. É uma boa maneira de alertar sobre a clonagem do seu cartão antes da fatura chegar;

– não passe nenhum dado por telefone, a menos que tenha certeza de que esteja falando com a administradora do seu cartão de crédito;

– ao inserir a senha, confira se o valor cobrado pela compra é realmente o correto.