Muitos problemas na esfera da segurança são difíceis de serem resolvidos, quando o prédio opta por ter apenas um portão principal para a garagem. Mencionaremos alguns casos clássicos:
1. TEMPO DE ABERTURA DO PORTÃO:
Prédios que possuem portão pesado ou com sistema de abertura lento ficam sempre expostos, pois bastara um descuido do porteiro ou do motorista, para que marginais possam adentrar no condomínio de maneira sorrateira. Os mecanismos de cremalheira devem será rápidos e silenciosos
2. PANE NO SISTEMA DE ABERTURA AUTOMÁTICA DO PORTÃO:
A má escolha no sistema para abertura automática do portão ou a falta de manutenção, gerará a ocorrência de várias panes no mecanismo. Em decorrência disso, o portão de entrada, terá que ficar aberto, aguardando a equipe de manutenção, que nem sempre terá a mesma pressa, que o sindico do edifício, quando o assunto é segurança. Nesses casos, o controle de acesso de veículos ficará totalmente comprometido, enquanto o mecanismo de abertura do portão não for consertado
3. COMO AUMENTAR A DURABILIDADE DO MECANISMO DE ACIONAMENTO DO PORTÃO AUTOMÁTICO E DIMINUIR SUA QUEBRA?
O grande segredo esta na manutenção do equipamento. Normalmente, espera-se quebrar o mecanismo, para acionar o técnico para consertar. Mas ai já é tarde. O prédio ficara desguarnecido naquelas horas ou dias e a despesa será grande.
Temos que entender que uma manutenção ineficiente diminui a vida útil do portão. Aconselhamos a manutenção preventiva que verificará os vários itens de um portão, tais como, o isolamento da fiação, as condições da máquina e a serralheria (se está em ordem, sem falhas de solda ou empenada, por exemplo). É preciso checar ainda o desgaste excessivo das roldanas e das peças móveis do portão. No caso de modelos basculantes, é importante conferir o estado do cabo de aço. Lubrificar o motor adequadamente,também é uma necessidade constante. Não basta colocar graxa, pois ao invés de melhorar, quando colocada em excesso pode prejudicar o funcionamento do portão, em razão do acumulo poluição que entra em atrito com as peças Investir na manutenção preventiva é mais econômico do que se imagina. A visita esporádica de um técnico só corrige o problema quando já é tarde demais para prevê-lo. Alguns prédios tem optado contrato de manutenção preventiva, com uma só empresa, que cuidará de portões, interfones, alarmes, antenas e CFTV, enfim, todo o controle de acesso do prédio.
4. EXISTE UMA COR IDEAL PARA A PINTURA DOS PORTÕES QUE POSSA AJUDAR NA SEGURANÇA?
Claro que sim. Realizamos estudos com portões pintados com diversas cores claras e escuras. Percebemos que ao pintarmos os portões de entrada e gradil com cores claras (especificamente a bege), a pessoa que esta do lado de fora do prédio encontrara dificuldade em ver o que esta acontecendo no interior do condomínio. Por outro lado, que estiver no interior do prédio terá plena visão do que acontece lá fora.