A “Bolsa do Ladrão” é a conhecida bolsa reserva, ou seja, aquela que você deixa para que o ladrão leve, preservando assim a sua bolsa real e os itens dentro dela.

Recentemente, num programa de televisão me fizeram duas perguntas que gostaria de compartilhar com você:

1) Ouvi dizer que levar no carro a “bolsa do ladrão” é uma boa medida de segurança. O que o senhor acha?

Essa idéia é totalmente furada. Durante a pesquisa que realizei com mais de 1250 marginais, muitos deles disseram a seguinte frase: “Aquilo que não se vê não se deseja”. As motoristas ao dirigirem, não devem exibir suas bolsas no interior do carro (nem a do ladrão), principalmente quando o transito estiver carregado. A mesma orientação vai para a pasta executiva, grandes embrulhos, lap top que devem ficar guardados no porta malas do automóvel. É por esse motivo que “a bolsa do ladrão” servirá de chamariz ou de ima para o bandido aproximar-se de seu carro e efetivar o roubo. Não importa que a bolsa não contenha objetos de valor e sim que a vitima correrá risco de vida desnecessário nos momentos em que o crime perdurar. Não devemos tentar enganar o ladrão. Muito pelo contrário, temos que fazer com que ele não nos escolha como a vitima da vez. Ao deixar sua bolsa no porta malas, oriento as mulheres a carregarem sua carteira em local discreto, próximo ao assento do motorista, pois durante o percurso pode haver a necessidade de uma compra. Com isso não haverá a necessidade de se abrir o porta malas toda hora.

2) É perigoso dirigir a noite?

Claro que sim. Por esse motivo é que devemos mudar alguns hábitos. Os índices de assalto e furto de veículos, nas proximidades de shows noturnos, jogos esportivos, boates e danceterias são elevados. Muitos desses crimes poderiam ser evitados se as pessoas usassem como meio de locomoção os táxis. Combine com o taxista do seu bairro que faça o transporte na ida e também no regresso ao seu lar. Mediante o uso de telefone celular, você aciona o taxista de confiança ao termino do show, baile e festa à noite e retorna a sua residência com total segurança. Divida a despesa do táxi com outros amigos, que também deixarão o veículo em casa evitando assim, correr riscos desnecessários.