Funcionário de concessionárias de serviços públicos
Como entram:
Alegam ter de fazer reparos dentro de algumas unidades, ou no caso do carteiro, ter de entregar em mãos determinada correspondência.
Como evitar:
– Pedir crachá com foto.
– Não permitir a entrada nas unidades, se o serviço não foi solicitado pelo morador.
Oficial de Justiça ou Advogado
Como entram: Procuram forçar a entrada no condomínio sem se identificar, ou apresentando documentos e identidades falsos.
Como evitar: Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de acordo com a aparente autoridade de quem quer que seja. Só permitir a entrada se o morador autorizar.
Banhistas
Como entram: Casos no Rio de Janeiro. Geralmente em dupla, de sunga e chinelo invadem o prédio e levam o produto do furto em uma mochila.
Como evitar: O porteiro tem de estar atento e conhecer os moradores do prédio. Não abrir o portão para estranhos antes de obter autorização da unidade a que se dirigem.
O “bem-vestido”
Como entram:
– Homem de terno entra a pé pela entrada de pedestres ou pela garagem, quando um morador chegava com seu carro.
– O porteiro não desconfia de nada porque o homem está bem-vestido.
– Logo em seguida é rendido pelo invasor, que o obriga a abrir o portão para seus comparsas.
Como evitar: Orientar o porteiro para não mudar os procedimentos de segurança de acordo com as vestimentas das pessoas ou aparência de status social.
O “Conhecido”
Como entram:
– Aproveita-se da entrada de uma pessoa no prédio para “pegar uma carona” no portão aberto dos pedestres.
– Para não despertar suspeitas, diz alguma coisa para a pessoa que está entrando, parecendo ao porteiro que ambos se conhecem.
Como evitar: Outra vez, vale a atenção do porteiro. Se ficar na dúvida se conhece ou não a pessoa que entrou, deve abordá-la e perguntar para que unidade se dirige.
De carro
Como entram:
– Embicam o carro na garagem e buzinam.
– Como “passageiros” de veículos de entrega que entram na garagem.
Como evitar: O porteiro deve ser extremamente rigoroso na identificação do carro e do motorista. Jamais abrir o portão para veículos que não se identificam.
Funcionário de instituição de caridade
Como entram:
– Caso relatado no Rio. O ladrão tinha uma lista com pessoas que frequentemente faziam doações a instituições, e anunciou o apartamento e o nome de uma senhora que queria “visitar”. A condômina autorizou a entrada e foi assaltada.
Como evitar:
– Confirmar se morador requisitou a presença do funcionário. Se não, não permitir a entrada, mesmo que o morador autorize.
Corretor de imóveis
Como entram:
– Bem vestido, em geral num grupo de dois ou três, apresenta-se como corretor de imóveis e diz que vai visitar determinado apartamento.
Como evitar:
– Confirmar se morador requisitou a presença do corretor. Se não, não permitir a entrada, mesmo que o morador permita.
– Alertar porteiros para não deixar desconhecidos entrarem, mesmo que estejam “bem vestidos”.
“Dona Ana”
Como entram:- Apresenta-se na portaria e diz que vai no apartamento da “Dona Ana”. Como este é um nome muito comum, alguns porteiros têm caído no golpe.
Como evitar:
– Só permitir a entrada após autorizado pelo morador.
Entregador de encomendas (pizza, flores, cestas de café da manhã e outros)
Como entram, dois modos:
1. diz que vai subir em determinada unidade para entregar;
2. Chama o condômino ou um empregado seu para receber, e o rende assim que a porta é aberta – Não permitir a subida de entregadores às unidades, em nenhuma hipótese;
Como evitar:
– Antes de abrir o portão para receber a encomenda, o porteiro deve confirmar se o respectivo condômino a aguarda.
– No caso de flores e presentes-surpresa, o melhor é que o próprio porteiro receba.
– Outra garantia é instalar um “passador” de encomendas, para não abrir o portão nestes casos.
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