Muito pelo contrário. O controle de acesso de moradores, tanto a pé, como de veículos, deve ser facilitado, não pela comodidade, mas sim pela segurança.
O tempo que o morador ficar esperando para entrar no prédio é um risco desnecessário que está correndo. O controle de acesso deve ser rigoroso com visitantes (principalmente os não esperados), prestadores de serviço, vendedores, corretores e imóveis etc.
Cada morador deve ter sua estratégia própria de segurança no dia a dia do prédio?
As pessoas têm preferido mudar de suas amplas casas para apartamentos com a finalidade de obter mais segurança para sua família e patrimônio. Com isso, acreditam que se tornem imunes á bandidagem, cometendo erros básicos, comprometendo a segurança de todos no prédio onde moram.
Alguns moradores analisam a segurança de maneira isolada e extremamente pessoal, de acordo com sua conveniência e experiência de vida. A falta de disciplina e hierarquia acaba diminuindo a eficácia do sistema de segurança. O grande segredo é a uniformização dos procedimentos de segurança e permanente monitoramento. Se todos os moradores seguirem a risca as normas de segurança; os funcionários estiveram devidamente treinados os equipamentos funcionando corretamente, dificilmente marginais ousaram tentar invadir esse condomínio.