Essa pergunta é de suma importância para entendermos o trabalho da policia militar. A função precípua da policia militar é evitar que o crime aconteça, através do patrulhamento ostensivo.
O policial militar não deve ser acionado, somente para casos de flagrante delito, ou seja, com o crime já em andamento. No caso de fundadas suspeitas, o porteiro pode solicitar uma viatura da PM para fazer uma averiguação.
Vamos a um exemplo prático: O porteiro visualiza um jovem usando capote de frio em pleno verão, parado, do outro lado da rua, olhando em direção ao prédio. De vez enquanto ele leva a mão na cintura, dando a impressão que possui portando uma arma de fogo. O porteiro liga para o 190 e relato o ocorrido. Uma viatura é acionada ao local e o indivíduo é abordado e revistado, sendo que o mesmo não portava arma de fogo e sim carregava na cintura um telefone celular. O rapaz alega que trajava roupa de frio no calor, pois estava com pneumonia. O policial faz levantamento dos antecedentes criminais do rapaz e verifica passagem pela policia, mas não consta mandado de prisão. O averiguado não conseguiu explicar o que fazia no local, mas como não estava em situação de flagrante delito foi liberado.
Esse indivíduo suspeito poderia estar tentando levantar algumas fragilidades do prédio em questão, mas com a pronta atuação do porteiro e dos policiais, com certeza não retornara tão cedo ao bairro.