Várias pessoas ilustres foram vítimas de crimes no Estado de São Paulo gerando morte e ferimentos graves nos agentes de segurança. Nem mesmo a utilização de carros blindados e escolta armada impediu tais ocorrências que chocaram a opinião pública.
Podemos citar o assalto seguido de morte no ataque à escolta do filho do Governador Geraldo Alckmim. O roubo do veículo blindado do Ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. O assassinato do Juiz-Corregedor Antonio Jose Machado Dias de Presidente Prudente. O seqüestro relâmpago de assessores do presidente nacional do PT, Jose Genuíno. O seqüestro da ex-nora de Mário Covas e por último, o homicídio praticado contra o subtenente do exército, Alcir Tomasi, que fazia a segurança do filho do Presidente da República.
Já tive oportunidade de participar de treinamentos sobre segurança pessoal de Autoridades e técnicas anti-seqüestro, com americanos, ingleses e israelenses que visam impedir ou retardar ao máximo um atentado contra a pessoa protegida. Os cursos ministrados nos órgãos policiais tem por finalidade estabelecer normas de policiamento ostensivo e preventivo. Os conceitos são diferentes, pois as finalidades são distintas.
Ao analisarmos o modus operandi de todos os crimes mencionados, percebemos uma coincidência interessante: todas as abordagens criminosas se deram no embarque e desembarque das vítimas.Alguns conselhos são importantes:
1) Evite ao máximo embarcar ou desembarcar pessoas na via publica. Utilize garagem ou estacionamento privado.
2) As pessoas responsáveis pela segurança jamais devem permanecer no interior de veiculo estacionado na via publica. O automóvel será trancado e o motorista não deve ficar próximo do carro. Sua atenção será voltada para a movimentação na rua com o intuito de perceber alguma aproximação suspeita. O outro segurança ficará dentro do imóvel esperando o momento que o VIP desejar ir embora e também estará atento a movimentação da rua.
3) Os seguranças deverão se comunicar via rádio portátil (HT).
4) Constatada alguma movimentação suspeita, não será autorizada a saída do VIP por medida de segurança.