Não foi difícil para a marginalidade descobrir que os prédios apresentavam inúmeras fragilidades no sistema de controle de acesso de veículos.
Em razão disso, passou a ser um dos caminhos prediletos para a concretização de uma invasão a prédios e em seguida tomada da guarita.
Recentemente, fui entrevistado no programa Note e Anote, da Rede Record, ancorado pela apresentadora Claudete Troiano, para falar sobre segurança em condomínios. A equipe de produção do programa, com um veículo descaracterizado e com uma câmera escondida tentou entrar em 10 prédios de um bairro nobre de São Paulo. Para a surpresa de todos, com uma simples buzinada ou uma conversa fiada, conseguiram entrar em 05 prédios, pela garagem. A intenção desse material didático é orientar os moradores a implementarem em seu condomínio um controle de acesso de veículos super seguro, que terá o condão de inibir a ação das quadrilhas especializadas em arrastões em prédios.
A invasão pela garagem do edifício é o segundo caminho mais procurado pelos bandidos. Por isso devemos ter toda a atenção e esquemas de segurança, capazes de inibir a ação de criminosos. O plano das gangues especializadas em invadir prédios, tem como fator principal a rendição da guarita.
Com o porteiro dominado, ficará fácil aos bandidos gerenciar a invasão aos apartamentos. Eles terão o controle da entrada e saída de pedestres e veículos e assim usarão de diversos ardis, para dominar moradores que entrem no prédio ou saiam de seus apartamentos.
Assim, conseguindo o acesso ao prédio pela garagem, será fácil abordar o porteiro, usando o trunfo da surpresa, pois a atenção do porteiro, normalmente é voltada para as áreas externas do edifício.