Com o intuito de detectar a entrada de veiculo de morador que se encontra rendido por um marginal, alguns prédios criaram a chamada Vaga de Emergência.
Como funciona: Uma vaga da garagem, previamente definida, não será usada por nenhum morador ou visitante. Esta vaga ficará a disposição do morador que for rendido por marginais na rua e esteja sendo obrigado a rumar para o edifício. Estacionando o carro nessa vaga, o porteiro seria avisado do problema (sensor de pânico silencioso), em razão da instalação de sensor de presença e em alguns casos com câmera oculta. Desta forma o porteiro comunicaria o fato a policia militar.
O esquema parece interessante na teoria, mas na prática apresenta diversas falhas e inconvenientes. A vaga de segurança ou vaga do pânico, já foi muito ventilada pela mídia e por isso as quadrilhas especializadas já tomaram ciência dessa frágil estratégia. Por outro lado, se o bandido estiver dirigindo o auto da vitima, provavelmente estacionará o carro aonde desejar na garagem.
Portando, indicamos a aquisição do Controlador Eletrônico de Entrada e Saída de Veículos com Sinalizador de Pânico e controle remoto digital.